TU NÃO ÉS A TUA PROFISSÃO

Provavelmente já ouviste o elogio “és muito profissional!”.

Tratando-se de um complemento positivo à tua atuação profissional, deixa-te certamente orgulhoso e motivado para fazer mais e melhor.

No mundo empresarial a componente motivacional dos colaboradores é uma ferramenta amplamente usada pelas lideranças para manter o foco das equipas e a aumentar a produtividade.

Boas práticas motivacionais são necessárias e esperadas, devendo ser entendidas por todos como o cimento anímico no local de trabalho. No entanto as pessoas não são todas iguais, e a dinâmica de grupo ou a pressão dos pares podem-se encontrar desfasadas para determinados indivíduos.

Onde termina a “motivação” e começa a “pressão”? 

A fronteira é ténue, e na grande maioria das vezes reside no próprio indivíduo a necessidade de não se deixar instrumentalizar e/ou vitimizar. 

“Ser profissional” não significa abdicar de ser antes de tudo mais PESSOA. 

Um bom líder é aquele que percebe esse fato, mais do que relevar o desempenho profissional, percebe a dimensão humana do seu colaborador como fator de potenciação das suas capacidades. É aqui que cada organização precisa de uma adaptação concreta e “à la carte”.

Um superior hierárquico não tem que ser necessariamente um amigo, mas a cordialidade pessoal e “Inteligência Emocional” são o SEGREDO das organizações de sucesso.

Estou habituada a diagnosticar fraquezas nessas dinâmicas interpessoais e empresariais e a propor atuações de correção.

Nós não somos as nossas profissões… devemos-nos entender como curadores do nosso EU profissional.

Podem contar comigo!

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