Provavelmente já ouviste o elogio “és muito profissional!”.
Tratando-se de um complemento positivo à tua atuação profissional, deixa-te certamente orgulhoso e motivado para fazer mais e melhor.
No mundo empresarial a componente motivacional dos colaboradores é uma ferramenta amplamente usada pelas lideranças para manter o foco das equipas e a aumentar a produtividade.
Boas práticas motivacionais são necessárias e esperadas, devendo ser entendidas por todos como o cimento anímico no local de trabalho. No entanto as pessoas não são todas iguais, e a dinâmica de grupo ou a pressão dos pares podem-se encontrar desfasadas para determinados indivíduos.
Onde termina a “motivação” e começa a “pressão”?
A fronteira é ténue, e na grande maioria das vezes reside no próprio indivíduo a necessidade de não se deixar instrumentalizar e/ou vitimizar.
“Ser profissional” não significa abdicar de ser antes de tudo mais PESSOA.
Um bom líder é aquele que percebe esse fato, mais do que relevar o desempenho profissional, percebe a dimensão humana do seu colaborador como fator de potenciação das suas capacidades. É aqui que cada organização precisa de uma adaptação concreta e “à la carte”.
Um superior hierárquico não tem que ser necessariamente um amigo, mas a cordialidade pessoal e “Inteligência Emocional” são o SEGREDO das organizações de sucesso.
Estou habituada a diagnosticar fraquezas nessas dinâmicas interpessoais e empresariais e a propor atuações de correção.
Nós não somos as nossas profissões… devemos-nos entender como curadores do nosso EU profissional.
Podem contar comigo!