Em viagem, se estivermos perdidos e não soubermos, estamos num estado de ignorância. Não nos vemos como perdidos, por isso não admitimos que seja necessário procurar ajuda, consultar um mapa, aplicação ou procurar informação. Porque não reconhecemos a necessidade nos orientar para chegar ao nosso destino.
O mesmo acontece com quando nos sentimos stressados, angustiados com dúvidas e frustrações. Raramente reconhecemos os sintomas, e se o fizermos, não sabemos o que fazer para mudar e viver com mais harmonia e poder pessoal.
Para compreender o que nos está a limitar, temos de aprender a observar, identificar e responder intencionalmente aos obstáculos mentais.
Como podemos superar enormes obstáculos para viver em harmonia?
Por vezes até pensamos que essa paz é apenas um sonho…
A empatia é uma característica humana, por norma simpatizamos com a infelicidade e a tristeza dos outros, ajudamos os que nos procuram a toda a hora, é bom estarmos presentes e ajudarmos-nos uns aos outros. Mas não percebemos que nós também sofremos e precisamos de ajuda.
Emocionalmente, tudo o que acontece no exterior afeta-nos no interior.
Nós sabemos isso, sentimos nos nossos corações.
Para aliviar este sofrimento, temos de aprender a manter a nossa mente calma. Existem muitas técnicas de meditação mindfulness que têm sido praticadas por milhares de pessoas com excelentes resultados.
A chave é lembrar que és o teu próprio mestre.
Quando começares a praticar, pouco a pouco poderás limpar a tua mente dos teus pensamentos “residentes”. É necessário alcançar esta quietude para identificar e compreender claramente os teus pensamentos limitantes e obstáculos auto-construídos que perturbam a tua paz e harmonia.
Com a prática, poderás chegar a um estado de consciência que esclareça e ajude a superar as tuas limitações e duvidas.
Vamos fazer um exercício simples que te trará os benefícios desta meditação Mindfulness:
-Encontra um lugar tranquilo – quarto, varanda, jardim ou até mesmo o teu escritório.
Senta-te numa posição confortável mantendo a coluna erecta para que possas respirar facilmente. Fecha os olhos se quiseres, ou simplesmente deixa-os desenvolver um olhar suave e desfocado.
Agora, respira profundamente e completamente por alguns minutos, concentrando a tua atenção na tua respiração. Deixa o teu corpo relaxar enquanto mantens as costas direitas.
Continua atento ao fluxo respiratório, enquanto o ar entra e sai… inspira e expira.
À medida te concentras na tua respiração, vais reparar que a tua mente fica mais calma. tua respiração vai ficar lenta e uniforme. Continua neste estado por alguns minutos, e termina a tua meditação com 3 respirações profundas.
Ao praticar este simples exercício, treinarás a tua mente para ficar “imóvel” durante uns minutos. Sessões regulares de atenção plena trarão uma maior clareza e uma maior compreensão da origem do teu estado atual.
Observa- o. Reconhece-o. Concentra-te em libertá-lo.
Encontrar a paz nas tuas relações laborais ou familiares, começa por encontrar a paz em ti próprio.
Vamos trabalhar a paz como indivíduos, para criar a harmonia juntos.
Todos nós podemos beneficiar com a prática de Mindfulness.
Experimenta durante um mês e se te fizer sentido deixa aqui o teu cometário.