Uma boa prática em matéria de Igualdade de Género resulta de uma ideia, preferencialmente inovadora, que se apresenta como solução para um determinado problema e num determinado contexto.
As organizações socialmente responsáveis, assumem cada vez mais a promoção da igualdade de género e da conciliação do trabalho e da vida familiar e pessoal, integrando na sua gestão políticas e práticas nestes domínios.
As organizações que investem nestas matérias optam por uma estratégia que lhes traz benefícios e vantagens competitivas.
EXEMPLOS DE BOAS PRÁTICAS DE IGUALDADE DE GÉNERO:
- Promoção de uma representação mais equilibrada de homens e mulheres nas diversas categorias profissionais, principalmente nas de quadro de chefia, formalizando políticas que a enquadre.
- Tratamento de forma sistemática de toda a informação relativa aos recursos humanos da entidade desagregada por sexo.
- Promoção de ações de formação interna e de ações de sensibilização em igualdade de género que abranjam o maior número de trabalhadores dos diferentes níveis e categorias profissionais da entidade, inclusive para os cargos dirigentes.
- Incluir mecanismos de avaliação (clima social e organizacional) a todos os trabalhadores em matéria de Igualdade de Género e de Conciliação Vida e Trabalho.
- Adoção de medidas que reduzam na organização as disparidades salariais entre mulheres e homens . Entre outros (fonte: cite.gov.pt)